segunda-feira, 12 de junho de 2017

Grandes livros para pequenos leitores #25 - Olá, eu sou o João - Um mundo só meu

"Às vezes pareço estar dentro de um mundo só, onde as portas e as janelas estão fechadas. Às vezes  é bem verdade. É assim que me defendo do excesso de sensações que o mundo me transmite. É como se ouvisse tudo demasiado alto, como se as cores fossem todas berrantes e me ferissem o olhar, como se, ao invés de ouvir palavras, ouvisse apenas a articulação agressiva das sílabas, sem sentido. Protejo-me deste excesso fazendo coisas repetitivas que me sossegam e, como devem imaginar, não gosto que me interrompam na minha defesa. 
Queria muito conseguir sair completamente deste escafandro onde me sinto confortável, porque, a espaços, encontro pontos de comunhão com as brincadeiras que vocês têm e sinto-me, mesmo que por pouco tempo, feliz. Ajudem-me a percorrer o caminho de mim a vocês, pouco a pouco e tanto quanto eu consiga. A vossa força pode ser a minha âncora para não me perder."

Texto de Valério Romão, escrito na contracapa do livro "Olá, eu sou o João - Um mundo só meu", com texto de Alice Vieira, com ilustrações de Paulo Guerreiro. Um livro tão cheio de simplicidade, tão cheio de sentimentos, tão cheio de preocupação pelo outro. Um livro tão simples e tão cheio. Um livro especial da coleção "Meninos Especiais".

Nesta história o João encontra um ponto de comunhão com a Isabel numa brincadeira tão simples e tão adorada por todos: saltar nas poças de água.

E nós, saberemos ser humildes o suficiente para pedir ajuda a percorrer o caminho de nós até ele? Sim, é quase certo que ainda não aprendemos a fazê-lo. Quereremos nós percorrer esse caminho? Estaremos conscientes da riqueza que esse percurso nos dará?

Para conhecer mais livros desta coleção: Pais em rede.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa aqui o teu comentário ou sugestão.