quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Grandes livros para pequenos leitores #4 - O mundo num segundo

TÍTULO: O MUNDO NUM SEGUNDO

Tenho de falar sobre este livro. Foi sugerido por uma professora quando, eu e um colega, apresentámos o projeto que queríamos implementar na Escola onde estagiámos - um projeto acerca do mundo. Foi um dos pontos de partida para explicar a noite e o dia e a diferença de horário em diferentes países. Fez-me correr atrás dele de livraria em livraria, estava esgotado. Pesquisámos na Internet e encontrámos o vídeo que nos fez (a nós e às crianças) falar dos temas referidos anteriormente. Este livro fala de diferentes sítios do nosso planeta e de algumas das coisas que podem acontecer ao mesmo tempo, dependendo apenas do sítio em que estamos/de que falamos. Usámos  este vídeo.
Partindo deste vídeo, alcançámos respostas em conjunto, realizámos atividades, simulámos realidades, ouvimos experiências, tirámos conclusões. Gostei muito do projeto em geral e desta parte em particular.


Se tiverem um candeeiro de secretária com braço regulável coloquem-no num ponto de uma mesa e chamem-lhe sol. À frente, coloquem um globo com um boneco de plasticina fixo em Portugal, por exemplo, virado para a lâmpada (sol). Nesse momento, será dia em Portugal, na medida em que este país é iluminado pela "lâmpada-sol". E do outro lado? E se começarem a rodar o globo, o que acontece a Portugal? Enquanto os meninos que vivem em Portugal estão na escola, o que farão os que estão do outro lado do globo? Que países encontramos do lado de lá? E a partir daqui, falem sobre o que quiserem, tendo sempre em consideração a idade das crianças envolvidas e as respostas que elas vão dando. A experiência de vida das crianças, muitas vezes refletida nas respostas que dão, na minha opinião, é que devem condicionar a evolução das atividades e as questões que se colocam. É por isso que eu não concordo com a definição de objetivos específicos para tudo e mais alguma coisa na área da Educação. Por vezes, as crianças permitem-nos ir muito mais além do que planeámos, não devemos ter medo disso. O inverso também pode acontecer, há que respeitar e saber contornar.
Este livro foi editado pelo encantado "Planeta Tangerina". É um livro de Isabel Minhós Martins e Bernardo P. Carvalho. A Editora Planeta Tangerina é um mundo e para ver todos os seus encantos um segundo é pouco.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa aqui o teu comentário ou sugestão.