terça-feira, 7 de junho de 2016

Grandes livros para pequenos leitores #13 - Pedrito Coelho - Uma História de Inverno / A brincar é que a gente (pequena) se entende #12

Um coelho chamado Pedrito sai da toca para apanhar lenha num dia de Inverno. Encontra o primo Casimiro. Os dois decidem que brincar com a neve e descer no trenó é mais importante do que apanhar lenha. Encontram o Texugo Frederico Fedorento e a Senhora Rata Migalha que chora o desaparecimento dos filhotes. Pedem informações aos Coelhos Cavalheiros e ao Gato Guarda-Florestal. São perseguidos pela Senhora Raposa Matreira.  
Dois coelhos que se arriscam para procurar os ratinhos desaparecidos. Dois inimigos que optam por beber uma cerveja à mesma mesa em vez de travar uma luta. Uma mãe que se esquece de repreender o filho de tão feliz que fica por vê-lo bem. Uma toca acolhedora. Um bolo caseiro e um chá. Um final feliz.
"Uma aventura baseada nas histórias de Beatrix Potter que brinda os pequenos leitores com uma bonita árvore pop-up no final da história". E parece que é uma árvore de Natal. Não estamos em Dezembro, mas sempre ouvi dizer que Natal é quando um homem quer.
Adoro as ilustrações deste livro; o miúdo lá de casa adora a história. É da Civilização Editora.


Se vivesse num sítio em que a neve abundasse, a brincadeira que se seguia à leitura deste livro seria a descida de uma encosta num trenó, num dia de Inverno, claro. Como não vivo, vou procurar uma colina, deixo-o subir, incentivo-o a descer. Primeiro caminhando, depois correndo. Ah, lembrei-me que já fizemos isto: no sábado passado, num sítio com relva. Eu e ele.
Em contexto escolar, se fosse professora, faria o mesmo. Aproveitava e falava de planícies, de planaltos, de montanhas e de cordilheiras na rua. A propósito deste livro, também podíamos falar das estações do ano e fazer um bolo caseiro. Um bolo de ameixa. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa aqui o teu comentário ou sugestão.