quinta-feira, 16 de julho de 2015

Barómetro de crescimento #3

O NÃO e o desenvolvimento da linguagem.
Se por um lado, o desenvolvimento da linguagem acontece em simultâneo com o teu crescimento, por outro, o NÃO é um barómetro perfeito desse desenvolvimento - constróis mais frases, mas sempre com o NÃO a reboque. 
Tal como já escrevi antes, começaste com o NÃO, seguiu-se o NÃO QUERO e atualmente utilizas frequentemente o AGORA NÃO QUERO. Como podes constatar, já constróis pequenas frases. Até aqui tudo bem, é normal que assim seja. O problema é utilizares o NÃO exageradamente e eu não saber muito bem o motivo pelo qual isso acontece. A exposição precoce das crianças a uma diversidade linguística é favorável à aquisição da linguagem e eu só me pergunto se terás ouvido assim tantas vezes a palavra NÃO para, agora, a utilizares com tanta frequência.
O pai já te desafiou com algumas variantes, tais como, AINDA NÃO QUERO ou JÁ NÃO QUERO! Eu, só consigo desafiar-te com um antónimo dessa terrível palavrinha, o SIM.
Filho, SIM é uma palavra tão bonita, tão singela e tão positiva.

Lê:
Simples começa por sim.
Entre sim e som só há uma pequena diferença.
Simpatia também começa assim.
Queremos a abolição do não, dás licença?

Para que isto não se torne um  frenesim,
esperamos que faças disto uma crença,
podes alcançar muitas coisas se usares mais o SIM. Sim!?
É que já estou a perder a paciência.

Neste pequeno texto temos 7 vezes o som SIM e 1 vez a palavra NÃO. Vou ler-te este texto todas as noites até interiorizares o SIM e o seu valioso significado. Se ainda assim não acrescentares esta palavrinha ao teu rico vocabulário, ficas de castigo, não sais de casa até escreveres 50 vezes a palavra SIM. Ai ainda não sabes escrever!? Estou tramada.

Deixa-me lá então analisar a quantidade de vezes que utilizo o NÃO, só para avaliar se a culpa é minha. Não tires os livros da prateleira; Não ligues as máquinas; Não mexas no piaçaba; Não atires isso para o chão; Não desarrumes isso; Não é preciso chorar; Não comas areia; Não comas a plasticina; Não comas o creme; Não bebas a água do banho; Não se bate... Bem, talvez estejas mesmo exposto muitas vezes à palavra NÃO. Vamos lá mudar o rumo disto.

Exemplo de alternativas às frases negativas:
- Não tires os livros da prateleira - Filho, esses livros são da mãe, se quiseres podes ler os teus que estão naquela prateleira.
- Não bebas a água do banho - Filho, tens sede? Se responderes que sim: Oh Pai da casa, traz a água do Pirata.
- Não comas o creme - Tira o creme da boca.
- Não mexas no piaçaba - Não mexas no piaçaba, que isso é uma grande porcaria. Para esta não há alternativa, é NÃO e ponto final. Aviso já que digo piaçá, só estou a escrever piaçaba para me armar... em parva.

Isto cansa-me, mas chego lá. Espero que tu também.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa aqui o teu comentário ou sugestão.