domingo, 26 de julho de 2015

Grandes livros para pequenos leitores #2 - Avós

TÍTULO: AVÓS

Conheci este livro quando estagiei com crianças do 1º ano do 1º ciclo do Ensino Básico, numa atividade semanal em que uma criança levava 1 livro para apresentar aos colegas. Como o próprio nome indica, fala de avós e do encanto que a velhice pode ter. Fala de cumplicidade e de amor.
É um livro de Chema Heras com ilustração de Rosa Osuna, da Editora Kalandraka.


Este livro pode ser um belo presente para netos ou para avós. Para assinalar esta data especial, ou não. Qualquer dia é um bom dia para oferecer e/ou receber um livro. Pode ser lido em voz alta e em família.
Os avós que aqui são retratados não são iguais aos de todas as crianças - não são iguais aos meus, por exemplo. Assim, em contexto escolar, acho que o dinamizador de uma atividade que envolva este livro deve ter isso em consideração. Pode pedir às crianças que descrevam alguns episódios divertidos que tenham vivido com os seus avós, sejam eles casados ou separados, vivam eles em Portugal ou na China, sejam eles pessoas da cidade ou do campo. Para além destas diferenças, algumas crianças podem não ter avós. Neste caso, pode pedir às crianças que falem/descrevam outra figura (familiar ou não) de quem gostem muito. Será na diversidade das experiências partilhadas que estará o ganho. E no riso resultante da descrição de momentos divertidos que estará a felicidade. Feliz vida para todos os avós. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa aqui o teu comentário ou sugestão.